ALIMENTAÇÃO PLANT BASED




ALIMENTAÇÃO PLANT BASED, A TENDÊNCIA QUE CHEGOU PARA FICAR

A alimentação plant based se converteu em uma das principais tendências na indústria de alimentos e bebidas. Segundo a New Nutrition Business, 24% dos consumidores do mundo afirmam que durante o último ano os alimentos à base de plantas tornaram-se mais importantes em sua dieta e que estão dispostos a pagar até 10 % mais por esse tipo de alimento.

As novas gerações, como os Millenials e a Geração Z, são os maiores impulsionadores destas mudanças nos hábitos alimentares, principalmente porque consideram que se trata de uma questão ética que auxilia no cuidado com o planeta além de manter o bem estar dos animais. As motivações para essa mudança são fortes e convincentes: saúde para hoje, saúde para amanhã e saúde para o mundo em que vivemos.

Esta conexão entre a saúde, a sustentabilidade e a busca por clean labels (*) foi a responsável por posicionar as plantas como uma tendência que continuará crescendo e transformando a indústria de alimentos e bebidas.

O interessante é que essa tendência não vem sendo seguida somente por veganos e vegetarianos, mas é também escolhida pelos “flexitarianos” (aqueles que consomem alimentos de origem animal ocasionalmente). São os “flexitarianos” os principais consumidores que impulsionam essa tendência. Isso demonstra que a alimentação a base de plantas está longe de ser consumida unicamente por um nicho e atrai cada vez um número maior de adeptos e compradores.

Duas novas categorias de produtos acabaram surgindo para satisfazer essa demanda de alimentos plant based: Alternativos de Lácteos e Substitutos Carnicos. Assim como também diversas opções de alimentos com ingredientes de origem vegetal tais como suplementos para esportistas, cereais, bebidas e snacks.

Desta maneira surge a necessidade de encontrar fontes alternativas de proteína animal no reino vegetal, deparando-se com barreiras importantes como os sabores amargos e fortes, texturas arenosas, funcionalidade e características nutricionais.

A fim de superar estes desafios e sabendo que a demanda por proteína vegetal seguirá crescendo, o Grupo Saporiti saiu a frente para fazer parte dessa revolução e oferecer aos nossos clientes as alternativas ideais para cada desenvolvimento e aplicação. Com o trabalho coordenado e alinhado entre nossos líderes de linhas de produtos e nossos laboratórios de aplicação, acompanhamos nossos clientes na criação da receita ideal aproveitando todo nosso portfólio de aromas, cores, ingredientes funcionais e nutricionais.


(*) clean labels, com poucos ingredientes, receitas simples com ingredientes conhecidos, sem aromas nem corantes artificiais, sem números INS



Vanesa Marquina
Coordenadora de Ingredientes Nutricionais
vanesa.marquina@gruposaporiti.com

Contamos com:


  • Emulsificantes
  • Corantes Naturais
  • Concentrados de proteínas vegetais
  • Fibras solúveis e insolúveis
  • Proteínas texturizadas
  • Aromas e moduladores naturais

Grupo Saporiti seu parceiro ideal na revolução plant based